Comemorações 26º Aniversário da Convenção dos Direitos das
Crianças
Debate
·
Discriminação, Liberdade de
Expressão e Direitos das Crianças e Jovens
“É importante ver-se que finalmente as crianças têm direitos e
liberdade de expressão como todos e à que agradecer tudo o que foi feito até
agora. Finalmente todos têm uma ideia abrangente sobre os direitos das crianças
e sobre o que a sociedade devia fazer.”
“Ainda existem muitas situações discriminatórias, como é o caso
dos refugiados da Síria, e por isso devia haver mais compreensão com as
crianças e a sociedade de um modo geral. À que mudar a mente das pessoas, que
ainda estão muito fechadas.”
“Tivemos um caso na escola em que um miúdo novo foi intimidado por
jovens mais velhos. Não temos de ser discriminados nem criticados por aquilo
que somos.”
“As crianças não têm noção dos direitos que têm e deviam ter ajuda
especial nas escolas. Os adultos devem estar mais sensibilizados. Nós somos
crianças. Temos de chamar pelos adultos.”
“Devemos reclamar pelos nossos direitos. As crianças com
necessidades educativas especiais deviam ter ajuda especial.”
·
Violência Doméstica
“A violência doméstica aumenta cada vez mais e passa de geração em
geração. Penso que a maioria das crianças sabem que têm direito a reclamar. Nem
sempre as crianças se queixam por medo de serem retiradas e as vítimas
restantes ficarem á mercê dos agressores.”
“O Bullying e o Cyber Bullying são temáticas já estudadas nas
escolas. Muitas vezes as crianças não contam porque o Cyber Bullying é um
problema que não se vê, e as pessoas podem não acreditar.”
“As vítimas de Violência Doméstica podem fugir de casa e eu penso
que isso é um fator positivo quando as vítimas são retiradas desse ambiente.”
“As vítimas de Violência Doméstica podem fugir de casa e por isso
não são respeitados os direitos das vítimas plenamente porque acaba por ser
esconder o problema. Os agressores é que deviam sair e não as vítimas andarem
escondidas e o problema não se resolver.”
“Devido aos problemas de Violência Doméstica são as crianças e as
vítimas que são retiradas do seu meio e que não podem estar na sua cidade e com
a sua família, e por isso não é justo. Os agressores é que deviam ser
retirados.”
·
Divórcio e Alienação Parental
“Quando a questão do divórcio vai a tribunal as pessoas responsáveis
pelas crianças dizem que pensam nelas mas não pensam. As crianças não são
ouvidas.”
“A partir dos 12 anos de idade as crianças já podem escolher com
quem querem ficar, e por isso deveriam ser sempre ouvidas e tudo ser bem
analisado. Em vez de darem coisas boas simplesmente manipulam e as crianças
revoltam-se.”
·
A Escola e o Direito à Educação
“O mundo não é só o nosso país e não estão a ver que noutros não
existe sequer o ensino gratuito. Há um grande facilitismo e devemos dar valor
ao que temos. Temos o caso atual dos refugiados da Síria, que vêm para um meio
diferente e devem existir opiniões relativamente a isso.”
“As crianças sofrem de Bullying nas escolas mas têm medo dos
adultos porque vão penalizar os agressores e depois as vítimas vão sempre voltar
a ser vítimas.”
“As vítimas de Bullying podem receber apoio da CPCJ e os
agressores serem penalizados.”
“A penalização deve ser feita de forma não muito dura mas também
não muito leve, porque estes atos são provenientes de algum distúrbio
psicológico ou na família. A penalização deve ser por isso equilibrada.”
“Por vezes também as vítimas de Bullying deixam-se abater,
deixam-se rebaixar.”
“Os direitos na nossa escola são bons. Temos muitas crianças com
deficiências e não as discriminamos por causa disso.”
“Eu sou surdo e sinto-me normal, sinto-me igual aos outros. Tenho
muito amigos na escola e brincamos todos juntos. Na minha turma todos são
simpáticos, não me sinto discriminado. Os meus colegas falam comigo com o voz
mas eu consigo perceber pelos lábios.”
“Eu sou surdo e sinto-me normal. Gosto da turma da escola,
brincamos todos juntos. Os meus colegas fazem piadas mas não gozam.”
“O direito adquirido à Educação por vezes é perverso, porque há
muitos jovens com mais de 18 anos que andam contrariados.”
“Por vezes o curso que nós queremos não abre nesse ano, e somos
“obrigados” a escolher algo que não queremos. Não se trata se queremos estudar
ou não.”
“Um dos problemas é o facto de termos de escolher o curso que
queremos seguir no secundário muito cedo. Somos muito novos para escolher.”
“O número de alunos por turma é um problema. A minha turma é muito
grande e há alunos que fazem distúrbios e os que querem aprender são
prejudicados. Metade dos alunos quer aprender e a outra metade não. As turmas
deviam ser mais pequenas.”
“Fiquei numa turma muito grande e as minhas capacidades ficaram
limitadas. Tinha de me esforçar muito mais.”
“É um problema o número elevado de alunos por turma, contudo não
devem ser diferenciados pelas notas.”
“Considero um problema muito grave o número de alunos por turma.”
“Sempre tive em turmas grandes. Em todas elas nunca foram das
melhores, mas também temos de ter em atenção que nos prejudicamos. Temos o
direito à Educação mas há muitas crianças que não têm dinheiro para propinas
mas há outras crianças que mesmo indo à escola não conseguem aprender e são
ignoradas e não são respeitadas. Há turmas noutros países com 40 crianças e há
silêncio nas salas porque querem aprender. Nós temos facilitismo e damos as
coisas por garantidas.”
“O respeito dentro da sala de aula deve existir e os professores
deviam ser mais exigentes nesse aspeto porque a escola é para ensinar e não
para educar. Dever ser exigido mais respeito. Muitas vezes também há respeito
dos alunos e falta de respeito por parte dos professores.”
“Penso que as turmas com muitos alunos não é um problema, pois vai
pela vontade de cada um de aprender.”
“A escola e os alunos foram os temas mais abordados. A escola
viola muitos direitos das crianças e como pai sinto que as crianças têm cerca
de 13 disciplinas, 50 horas semanais de aulas e cerca de 70 testes por ano e
questiono-me em como isto pode ser bom. Isto viola tudo, simplesmente não têm
tempo para serem crianças. Os direitos básicos deviam ser aferidos de outra
maneira pois já ultrapassa o princípio básico de terem escola gratuita. Certas
coisas mantêm-se desde à 40 anos: os professores estão à frente e os alunos
atrás.”
“os alunos estão na escola cerca de 9 horas por dia e depois
chegam a casa e ainda têm de estudar para poderem ser bons alunos. Que
civilização é esta que nos põe a trabalhar mais que um adulto?”
“Os adultos deveriam ter mais sensibilidade para avaliar
determinadas questões que se passam na escola.”
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