segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Comemorações 26º Aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças
Debate

·         Discriminação, Liberdade de Expressão e Direitos das Crianças e Jovens

“É importante ver-se que finalmente as crianças têm direitos e liberdade de expressão como todos e à que agradecer tudo o que foi feito até agora. Finalmente todos têm uma ideia abrangente sobre os direitos das crianças e sobre o que a sociedade devia fazer.”

“Ainda existem muitas situações discriminatórias, como é o caso dos refugiados da Síria, e por isso devia haver mais compreensão com as crianças e a sociedade de um modo geral. À que mudar a mente das pessoas, que ainda estão muito fechadas.”

“Tivemos um caso na escola em que um miúdo novo foi intimidado por jovens mais velhos. Não temos de ser discriminados nem criticados por aquilo que somos.”

“As crianças não têm noção dos direitos que têm e deviam ter ajuda especial nas escolas. Os adultos devem estar mais sensibilizados. Nós somos crianças. Temos de chamar pelos adultos.”
“Devemos reclamar pelos nossos direitos. As crianças com necessidades educativas especiais deviam ter ajuda especial.”

·         Violência Doméstica

“A violência doméstica aumenta cada vez mais e passa de geração em geração. Penso que a maioria das crianças sabem que têm direito a reclamar. Nem sempre as crianças se queixam por medo de serem retiradas e as vítimas restantes ficarem á mercê dos agressores.”

“O Bullying e o Cyber Bullying são temáticas já estudadas nas escolas. Muitas vezes as crianças não contam porque o Cyber Bullying é um problema que não se vê, e as pessoas podem não acreditar.”

“As vítimas de Violência Doméstica podem fugir de casa e eu penso que isso é um fator positivo quando as vítimas são retiradas desse ambiente.”

“As vítimas de Violência Doméstica podem fugir de casa e por isso não são respeitados os direitos das vítimas plenamente porque acaba por ser esconder o problema. Os agressores é que deviam sair e não as vítimas andarem escondidas e o problema não se resolver.”

“Devido aos problemas de Violência Doméstica são as crianças e as vítimas que são retiradas do seu meio e que não podem estar na sua cidade e com a sua família, e por isso não é justo. Os agressores é que deviam ser retirados.”

·         Divórcio e Alienação Parental

“Quando a questão do divórcio vai a tribunal as pessoas responsáveis pelas crianças dizem que pensam nelas mas não pensam. As crianças não são ouvidas.”

“A partir dos 12 anos de idade as crianças já podem escolher com quem querem ficar, e por isso deveriam ser sempre ouvidas e tudo ser bem analisado. Em vez de darem coisas boas simplesmente manipulam e as crianças revoltam-se.”

·         A Escola e o Direito à Educação

“O mundo não é só o nosso país e não estão a ver que noutros não existe sequer o ensino gratuito. Há um grande facilitismo e devemos dar valor ao que temos. Temos o caso atual dos refugiados da Síria, que vêm para um meio diferente e devem existir opiniões relativamente a isso.”

“As crianças sofrem de Bullying nas escolas mas têm medo dos adultos porque vão penalizar os agressores e depois as vítimas vão sempre voltar a ser vítimas.”

“As vítimas de Bullying podem receber apoio da CPCJ e os agressores serem penalizados.”

“A penalização deve ser feita de forma não muito dura mas também não muito leve, porque estes atos são provenientes de algum distúrbio psicológico ou na família. A penalização deve ser por isso equilibrada.”

“Por vezes também as vítimas de Bullying deixam-se abater, deixam-se rebaixar.”

“Os direitos na nossa escola são bons. Temos muitas crianças com deficiências e não as discriminamos por causa disso.”

“Eu sou surdo e sinto-me normal, sinto-me igual aos outros. Tenho muito amigos na escola e brincamos todos juntos. Na minha turma todos são simpáticos, não me sinto discriminado. Os meus colegas falam comigo com o voz mas eu consigo perceber pelos lábios.”

“Eu sou surdo e sinto-me normal. Gosto da turma da escola, brincamos todos juntos. Os meus colegas fazem piadas mas não gozam.”

“O direito adquirido à Educação por vezes é perverso, porque há muitos jovens com mais de 18 anos que andam contrariados.”

“Por vezes o curso que nós queremos não abre nesse ano, e somos “obrigados” a escolher algo que não queremos. Não se trata se queremos estudar ou não.”

“Um dos problemas é o facto de termos de escolher o curso que queremos seguir no secundário muito cedo. Somos muito novos para escolher.”

“O número de alunos por turma é um problema. A minha turma é muito grande e há alunos que fazem distúrbios e os que querem aprender são prejudicados. Metade dos alunos quer aprender e a outra metade não. As turmas deviam ser mais pequenas.”

“Fiquei numa turma muito grande e as minhas capacidades ficaram limitadas. Tinha de me esforçar muito mais.”

“É um problema o número elevado de alunos por turma, contudo não devem ser diferenciados pelas notas.”

“Considero um problema muito grave o número de alunos por turma.”

“Sempre tive em turmas grandes. Em todas elas nunca foram das melhores, mas também temos de ter em atenção que nos prejudicamos. Temos o direito à Educação mas há muitas crianças que não têm dinheiro para propinas mas há outras crianças que mesmo indo à escola não conseguem aprender e são ignoradas e não são respeitadas. Há turmas noutros países com 40 crianças e há silêncio nas salas porque querem aprender. Nós temos facilitismo e damos as coisas por garantidas.”

“O respeito dentro da sala de aula deve existir e os professores deviam ser mais exigentes nesse aspeto porque a escola é para ensinar e não para educar. Dever ser exigido mais respeito. Muitas vezes também há respeito dos alunos e falta de respeito por parte dos professores.”

“Penso que as turmas com muitos alunos não é um problema, pois vai pela vontade de cada um de aprender.”

“A escola e os alunos foram os temas mais abordados. A escola viola muitos direitos das crianças e como pai sinto que as crianças têm cerca de 13 disciplinas, 50 horas semanais de aulas e cerca de 70 testes por ano e questiono-me em como isto pode ser bom. Isto viola tudo, simplesmente não têm tempo para serem crianças. Os direitos básicos deviam ser aferidos de outra maneira pois já ultrapassa o princípio básico de terem escola gratuita. Certas coisas mantêm-se desde à 40 anos: os professores estão à frente e os alunos atrás.”

“os alunos estão na escola cerca de 9 horas por dia e depois chegam a casa e ainda têm de estudar para poderem ser bons alunos. Que civilização é esta que nos põe a trabalhar mais que um adulto?”


“Os adultos deveriam ter mais sensibilidade para avaliar determinadas questões que se passam na escola.”

Sem comentários:

Enviar um comentário