O 22.º
aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança foi assinalado por vários
estabelecimentos de educação e ensino do concelho de Évora, com a realização de
diversas atividades.
Na
Escola Secundária Severim de Faria realizou-se, no dia 17 de novembro de 2011, um
debate subordinado ao tema “Promoção e Proteção dos Direitos”, com a
participação de alunos e professores do Curso Profissional de Animação
Sóciocultural. Nesta sessão estiveram presentes a presidente e outro membro da comissão
alargada da CPCJ Évora.
Na Escola Secundária
André de Gouveia, alunas do curso profissional de apoio à infância elaboraram
um diário “Os Direitos da Criança”.
Pelo
simbolismo, destacamos, no dia 21 de novembro, o hastear da bandeira dos Direitos da Criança, criada
por alguns alunos, sob a orientação da professora Sandra na Escola EB 2/3 de
Santa Clara.
A esta cerimónia seguiu-se uma visita guiada à exposição de
trabalhos, também produzidos pelos alunos, sob a orientação da professora Paula
Lopes, nos claustros da referida escola.
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Évora, para além da articulação com outras instituições, assinalou a data com a realização de uma sessão no Salão Nobre da Câmara Municipal de Évora. Num primeiro momento, foi feita a apresentação do Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos da Criança para 2012–2014.
Seguiu-se o momento “Dar voz às crianças e jovens”, em que alunos da Escola André de Resende presentearam organizadores e convidados com a leitura de poemas da sua autoria, tendo o evento terminado com a brilhante atuação da Tuna Académica do Liceu de Évora.
Ao longo da sessão, neste magnífico espaço, esteve patente uma exposição de trabalhos realizados por crianças e jovens de diversos estabelecimentos de educação e ensino do concelho, nomeadamente do Centro de Atividade Infantil de Évora, do Jardim de Infância Quinta dos Sonhos, das escolas EB1 S. Sebastião da Giesteira, EB1 Torre de Coelheiros e E.B.I André de Resende e Escola Secundária André de Gouveia. Um painel construído por mães de crianças do CAFAC-CAT I – Associação “Chão dos Meninos” integrou também esta exposição, que foi, posteriormente, transferida para o átrio de entrada da Direção Regional de Educação do Alentejo, onde esteve aberta ao público de 23 de novembro de 2011 a 5 de janeiro de 2012.
Outras entidades associaram-se a esta comemoração: na associação “É neste país” e na Ludoteca, foram lidas histórias para crianças e debatidos os seus direitos, no Conservatório Regional de Évora - Eborae Mvsica, teve lugar um concerto e na Associação do Imaginário houve teatro para a infância com a peça “Fernandinho Pessoa”.
Sem comentários:
Enviar um comentário